quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Crianças com TDAH

Todas nós sabemos o quanto é difícil lidar com crianças que têm TDAH diagnosticado. Nem sempre os pais nos auxiliam nessa tarefa, dando-nos informações que nos ajudem no nosso dia a dia.
Tive um aluno TDAH e aprendi a auxiliá-lo em suas angústias, apelando para o seu lado mais criativo, o da imaginação. Crianças com TDAH são criativas, espontâneas e embarcam facilmente no mundo da imaginação.
O problema que ele apresentava era sua enorme ansiedade em perguntar algo antes de sequer ser ensinado. Bastava iniciar alguma explicação da atividade, que lá vinha ele com sua súplica desesperada: 'Não estou entendendo nada!!'
Não adiantava pedir paciência, para esperar um pouco, que eu não havia ainda terminado. Isso era cansativo pra mim, para todas as crianças e até para ele, que sofria com essa ansiedade toda.
Resolvi esse impasse de forma simples e que deu muito resultado!
Um dia, colei um pedacinho de papel colorido na carteira dele e lhe disse: 'Está vendo esse botão? É um botão mágico, que se conecta com meu cérebro diretamente. A cada vez que você apertar esse botão, aparecem luzes e buzinas dentro do meu cérebro e eu sei que você precisa falar comigo'.
Ele, encantado, sorriu e ficou todo orgulhoso do seu 'botão mágico'. Ele segurava a carteira e eu já sabia que ele queria falar algo. Na primeira vez que ele apertou o tal botão e eu lhe perguntei o que queria, ele falou: 'Nada não, só queria ver se funcionava mesmo'!
Desse dia em diante, sempre conseguia conter a ansiedade dele, pois ele sabia que haveria luzes e sons no meu cérebro que nunca me deixariam esquecer dele...

0 comentários: