sábado, 27 de fevereiro de 2010

O poder das professoras

A leitura entrou em minha vida muito cedo, aliás, entrou antes de minha alfabetização. Desde pequena, andava às voltas com jornais, revistas e tudo mais que tivesse as mágicas letrinhas. Minha mãe me chamava de "a mendiga da praça" (como o personagem da "Praça é nossa", que andava sempre com jornais embaixo do braço).

Com a entrada no colégio, esperava-se, que a leitura tomasse realmente lugar de honra em minha vida, já que estava entranhada em mim. Isso, infelizmente, não aconteceu. O primeiro livrinho que li "obrigada" pela escola foi "O sobradinho dos pardais". Fiquei encantada ao ver a capa, toda colorida e podia assim desvendar a história realmente. Só que... Decepção! O que era afinal de contas um "sobradinho"? Essa palavra não constava no meu dia a dia. Minha professora também não esclareceu nada, tínhamos apenas que ler e devolver o que foi lido em dia de prova. Cadê o encantamento do primeiro livro? Onde ficou a magia de se conhecer uma nova história?

Pois é, colegas... Tomem muito cuidado ao escolherem um livro para seus alunos. Tenham em mente que serão eles a se encantarem. Não destrua, precocemente, a vontade de se tornar um leitor. Vocês têm o poder de  mudar toda uma história de vida!

Quanto a mim, nada de dramático! Após o episódio, voltei à velha paixão dos livros, que estava adormecida e não destruída... Continuo sendo a tal "mendiga", sempre rodeada das letrinhas...

Profa. Célia A. Cardoso

0 comentários: