segunda-feira, 8 de março de 2010

Como termina o seu dia?

O nosso dia de trabalho não é nada fácil. Não dá pra parar: Corrigir, olhar, dar atenção, ensinar, aprender... Tudo isso e mais alguma coisa...

Mas como o seu dia termina, com seus alunos? Sabe aquele tempinho que sobra um pouco antes de bater o sinal, quando as crianças estão arrumando seu material na mochila?

Esse tempo é importante para criar vínculos, fazer uma pausa divertida, desestressar. Nesse tempo, sugiro o uso de desafios lógicos.

Que tal preparar um caderninho com histórias ou até adivinhas que precisam ser pensadas? As crianças adoram! Costumo dizer que é a hora da ginástica para o cérebro!

É um jeito gostoso e leve de terminar o seu dia, que também é muito proveitoso, pois todos se interessam em encontrar a solução de forma criativa. É hora em que as hipóteses são divertidas e que o erro é engraçado, não tem importância.

Tenho notado que o trabalho com os desafios desfaz a imagem do "erro" como uma carga pesada para os alunos. Tem crianças que temem tentar pelo medo de errar. Esse tipo de desafio, faz com que todos vejam que é legal participar, que o erro faz parte e pode ajudar a encontrar a solução certa.

Costumo buscar muitas ideias para esse momento na Internet. Você encontrará desafios muito interessantes em:
http://www.psico.ufrgs.br/~cris/desafios/logicos/

http://pititi.com/jogos/logicos.htm

http://www.mycharades.com/desafios_logicos.htm

http://sitededicas.uol.com.br/enigma.htm

Outra dica é pegar as revistinhas de banca, que têm ótimos desafios lógicos, que são ótimos para trabalhar a leitura e interpretação, pois as dicas vêm fora de ordem e as crianças têm que acertar por dedução e eliminação.

Nunca use o desafio lógico como um exercício. Deixe sempre esse momento ser vivido de forma lúdica. Você e seus alunos têm que se divertir nesse momento! Aproveitem!

Profa. Célia A. Cardoso

0 comentários: