domingo, 21 de março de 2010

Espere... Preciso pensar!

 Num mundo tão cheio de informações, imagens, ideias, sons e que favorece o pensamento acelerado a todo instante, nem nos damos conta da arte do pensar!
 Não só os meninos e meninas, mas também nós adultos estamos sendo bombardeados com a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado - Augusto Cury- Pais Brilhantes, Professores Fascinantes), devido a tanta estimulação, tanta motivação! Epa!...
 Que tal apertarmos o PAUSE!? Você já parou pra pensar nisso!?
 Que tal fazermos com que os meninos e meninas tenham este tempo para pensar!?
 Talvez você esteja se perguntando como e imediatamente pensando naquela aula da semana passada, que logo ao colocar o exercício para resolver os meninos tenham respondido quase que automaticamente, dando a resolução sem PARAR e PENSAR!
 Esta pausa para o pensamento é importante  para conseguimos fazer nossos alunos refletirem sobre questões tão importantes que os ajudarão nas  próximas tarefas.
 Nesta hora entra em ação os 'professores tão fundamentais'.

 Use os sentidos! Seguem algumas sugestões:

* OUÇA o silêncio! Logo ao propor uma questão combinem com seus alunos um tempo, não para fazerem a atividade, mas para refletirem. É possível que das primeiras vezes o silêncio incomode, mas aos poucos vão perceber o quanto é importante e preciso 'PARAR e PENSAR' para realizar uma tarefa. (Reuven Feurstein - PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental) Uma resposta dada cedo ou tarde demais pode não ter o efeito que esperamos. Nosso cérebro precisa de um tempo para refletir e isso garante o sucesso da própria memória.

* SINTA! Você já percebeu a ansiedade de seus alunos em realizar a tarefa de forma quase que automática com o lápis sendo segurado com a pontinha dos dedos, parecendo esperarem darmos a largada para a "Fórmula I"!? Ops... Está na hora de controlarmos suas energias. Este é um bom momento para apertar o PAUSE e pedindo para largarem seus lápis, façamos uma reflexão do assunto. Levantando ideias e hipóteses os alunos poderão chegar a respostas diferentes das que tinham pensado de imediato e verificarem que há mais possibilidades das que imaginaram.

* RESPIRE  a informação! Depois de dar um tempo para os meninos pensarem, escute-os e "respire" a quantidade de informações. Nesta hora é importante deixá-los falar e só assim poderemos fazer as interferências necessárias para ajudá-los em seu crescimento cognitivo.

* FALE! Esta é uma hora muito importante para mediar as informações. Questione-os: "O que mais ?", "Fale mais" e com ajuda dos meninos faça com que cheguem a resposta ideal. Todos precisam de " bocadinhos de feedback" e esta é uma importante ferramenta. O feedback melhora o aproveitamento do aluno mais do que qualquer outra estratégia. (Hattie-1999)

Quer saber mesmo se isto funciona!? Observem os meninos:
-a ansiedade diminui;
-a autoconfiança aumenta;
-o tom de questionamento das respostas diminui (raramente algum aluno dirá eu não entendi, pois a primeira coisa a ser feita agora será PARAR e PENSAR!)
-a resposta dos alunos "lentos" aumentam
-o aproveitamento do aluno melhora.

Quer saber mais!?
Memória - Como ensinar para o aluno lembrar - Marilee Sprenger - Artmed

Ensine os meninos e meninas a pensarem!!!
A reflexão não é um luxo, é uma necessidade!

Profa. Vânia Abrantes

0 comentários: