sexta-feira, 26 de março de 2010

Não entre na mesma sintonia!

É difícil falar para que não entremos na mesma sintonia, quando estamos todos em um mesmo lugar, partilhando as mesmas experiências (como é o caso da sala de aula).

O problema da sintonia não é o lado positivo que ela tem: entender o outro como parte de nós mesmos...

O mais difícil é não entrar na sintonia da criança quando ela está frustrada e/ou irritada. Nessa situação, o que ela espera de nós? Ela já vem "armada" com um escudo de defesa, porque sabe que, de alguma forma, será repreendida pela sua atitude.

Temos que surpreendê-la, para que ela encontre dentro de si mesma uma outra resposta que não seja agressiva. Vou dar um exemplo de uma situação que já aconteceu em minha sala de aula: Uma criança se sentiu frustrada por algum motivo e, muito zangada, jogou todo seu material no chão. Eu, calmamente, olhei nos olhos dela e disse: "Nossa... O que aconteceu? Por que você fez isso?"

Ela ficou extremamente espantada com minha reação tranquila (não entrei na sintonia dela), e também se acalmou, me explicando o que tinha acontecido. A partir dessa calma, pude estabelecer uma ótima comunicação com ela, conversando sobre uma atitude melhor que ela poderia ter tido para explicar sua frustração.

Se eu tivesse entrado na mesma sintonia, ela se sentiria incompreendida e eu ficaria sem entender essa reação tão agressiva. Quando estamos na sintonia da tranquilidade, o nosso equilíbrio emocional fica totalmente normalizado e podemos lidar com as situações de maneira clara.

Respire fundo, olhe nos olhos da criança e a surpreenda com amor e bondade. Com certeza, todos sairão ganhando nesse processo! Faça a experiência e depois me conte os resultados! Tenho certeza de que serão positivos! Bom trabalho!

Carinhosamente,
Profa. Célia A. Cardoso

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