quarta-feira, 3 de março de 2010

Paciência

Paciência - Dom que Deus nos deu, a nós, colegas, para que consigamos viver em equilíbrio:

Dizer mil vezes as mesmas palavras sem cansar, lembrar o que os alunos esquecem todos os dias, conversar sobre os valores, a importância de serem amigos, separar brigas, juntar os solitários...

Não é fácil, eu sei... Tem dias em que a emoção chega à flor da pele, e dizemos pra nós mesmos: conte até mil pra acalmar...

Eu tenho uma dica, que acho que é importantíssima para mantermos a sanidade mental... Quando você sente que está no seu limite, saia da sala, beba uma água. Parece bobagem, mas esse tempinho é suficiente pra você refletir, se acalmar e ter as palavras certas para falar ao seu aluno.

Não adianta se atropelar nos sentimentos e muito menos entrar na sintonia do aluno quando ele está irritado ou fala com você de modo inadequado. Você é a líder e a autoridade. Nunca entre numa briga de iguais. Você tem que ser a voz serena que, talvez, seu aluno nunca tenha ouvido na vida dele.

Nossa profissão é maravilhosa. Por isso que Deus nos deu esse dom! Use o seu dom com tranquilidade e muita, muita paciência!

Bom trabalho!

Profa. Célia A. Cardoso

0 comentários: