quarta-feira, 31 de março de 2010

Vamos falar sobre ética?

Sempre que tem uma turma de professores reunidos, sempre aparece o comentário: "Que classe mais desunida nós somos"!

Verdade... E o que podemos fazer para melhorar? Eu acredito que dá pra mudar essa realidade. Vamos conversar um pouco sobre esse assunto um tanto quanto espinhoso?

Fico muito triste quando vejo professores discutindo onde está "a culpa" por esta ou aquela falha na aprendizagem da criança.

Minha visão é a seguinte: Não importa o passado, esse não dá pra mudar. O que posso fazer HOJE pelo meu aluno? Que estratégias poderei utilizar para resolver as dificuldades que ele apresenta?

Uma vez, uma coordenadora falou que os professores têm sempre a tendência de voltar ao tempo pra achar o erro no outro, até chegar ao berçário, que então jogaria a culpa na gestação da mãe!

Será que isso é mesmo necessário? Preciso falar mal do trabalho do meu colega para valorizar o meu?

Nunca fui boa de marketing pessoal, porém sempre fui notada no meu trabalho. Não porque falasse mal de algum colega (abomino essa prática) e sim porque fui desenvolvendo o meu trabalho da melhor maneira que eu sabia ou podia... Ajudar os outros é uma forma maravilhosa de se destacar, de maneira positiva! Tente! Dá certo! Sempre alguém vai comentar de você para outra pessoa, dizendo: "Nossa, a professora Fulana é maravilhosa para nos ajudar com seus dons... *agora complete com o dom que Deus lhe deu e que é só seu!

Não deprecie o trabalho dos outros. Tente ajudar, busque soluções. Crianças não são problemas, são desafios que te levam a descobrir novas formas de ensinar.

Comodismo não é pra gente, fala a verdade! Impossível dar duas aulas da mesma forma! E isso que nos cativa a continuar nessa nossa profissão.

A ética é uma parte muito importante de você. Não importa onde você esteja trabalhando agora. Importa o que você está plantando nesse lugar. Não deixe que plantas daninhas estraguem sua plantação e anoiteçam o seu dia!

Carinhosamente,
Profa. Célia A. Cardoso

1 comentários:

Unknown disse...

Olá Célia!! Você arrasou nesta matéria...concordo com você plenamente... Beijos