terça-feira, 20 de abril de 2010

Que crianças deixaremos para essa Terra?

Acho que nos perguntamos muitas vezes: Que Terra deixaremos para as crianças? Mas será que a pergunta não deveria ser ao contrário? Que crianças estamos preparando para cuidar desse planeta?
Por coincidência, li duas reportagens sobre o mesmo tema: Uma na Revista Veja desta semana e outra através de um email de minha prima em Portugal.
Apesar de todas as diferenças culturais que nos separam da "santa terrinha", pude perceber que os professores enfrentam os mesmos problemas cá e lá.
A questão da superproteção dos pais, a falta de limites das crianças... Se antes a criança "não tinha escolhas", agora "ela escolhe tudo". E nesse "tudo" pode-se incluir os passeios que os pais terão que fazer com elas, o restaurante em que irão, o que querem aprender ou não, o que querem vestir, etc.
Acho que caimos no extremo oposto do que vivenciamos quando crianças. Do "nada pode" ao "tudo pode", não conseguimos encontrar um equilíbrio.
O resultado da nossa educação "nada pode": Insegurança, timidez, dificuldade de expressar suas vontades... Mas também: boa educação, respeito aos mais velhos, respeito às hierarquias.
O resultado da educação "tudo pode": Manha, falta de limites, falta de educação e de respeito, falta de valor aos bens públicos e até mesmo aos privados, indisciplina na escola e por aí afora. Tentei pensar nos aspectos positivos, mas ainda não os encontrei. Se souberem de algum, me falem, por favor!
Precisamos repensar nosso modo de agir. Será que sempre temos oportunidade de fazer "o que queremos"? Estamos preparando crianças para o mundo que os espera? Será que a proteção dos pais é uma boa armadura para lidar com situações reais?
Deixo aqui minha preocupação e minhas dúvidas. Vamos traçar novos caminhos juntos?

Carinhosamente,
Professora Célia Alves Cardoso

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