sábado, 16 de abril de 2011

Um bom professor

O que é ser um bom professor:


Muita gente se engana ao ver um professor que brilha... Aquele professor que fala bonito, que fala coisas que não entendemos, usa um vocabulário sofisticado, repleto de palavras difíceis... Será que esse brilhante professor é um bom professor?

Às vezes, vemos um professor que parece ser meio apagado, que fala a linguagem do aluno, que inventa músicas ou brincadeiras pra ensinar, que perde tantas noites de sono pensando onde pode melhorar que está até com olheiras... Coitado... Cadê a sua luz?

Mas o bom professor é aquele que deixa a luz do aluno brilhar mais. Deixa-se ser desnecessário, aceita passar para segundo plano para fazer o aluno descobrir as maravilhas do aprender e mostrar seu brilho.

Um bom professor não é uma pessoa orgulhosa ou arrogante. O bom professor se questiona, nunca se acha perfeito, sempre acha defeitos que pode melhorar.

Por onde andam os bons professores? Para achá-los, olhe direto para seus olhos. Ali, você encontrará um brilho e um vislumbre de bondade num sorriso cansado. Talvez ele esteja com olheiras, talvez seus olhos tenham lágrimas. O bom professor sofre. E é necessário que sofra, pois é assim que ele é lapidado pela vida.

O bom professor estará cansado, talvez tão cansado que não consiga mais ver o quanto a sua luz mostra que há esperança de um mundo melhor.

Vamos fazer nossa parte: Fale para esse bom professor o quanto ele é especial e o quanto ele faz diferença neste mundo. Pode ser que ele nunca tenha ouvido isso na vida, porque as pessoas se esquecem dos atos de bondade e preferem ver o pior de nós.

Valorize os professores que estão ao seu redor. Mostre-lhe que todo seu esforço está sendo visto. Talvez você pense que só a sua atitude não mudará toda uma sociedade, mas alguém tem que começar esse movimento.

Estou fazendo a minha parte... E você? Vamos lá?

Professora Célia Alves Cardoso

0 comentários: