segunda-feira, 18 de abril de 2011

Burocracia

Todas nós, no início da carreira, sonhamos com uma sala de aula, alunos com desafios para ajudarmos, buscarmos soluções novas, aprendermos um pouco mais a cada dia...

Tudo isso faz parte do nosso dia a dia, e é o que mantém acesa a nossa chama pra ensinar.

Só que tem uma coisinha à toa que nos tira a inspiração, que nos traz à terra no que ela tem de mais complicado: a burocracia! Papéis a preencher, fichas a assinar, documentos pra ler e escrever, protocolos pra arquivar...

Não tem dias em que seu sonho é apenas ser professora? Pois é... O meu também... A cada dia, as cobranças aumentam, assim como nossa função: professora, psicóloga, mãe, cobradora, secretária, psiquiatra, médica, enfermeira... Ufa!

Acho que a burocracia alcançou todas as profissões e não temos como fugir dela. Meu conselho? Preencha a papelada o mais depressa que puder, tal como tomar um remédio amargo.

Depois, hora de se dedicar ao ser mais importante e que precisa de você: seu aluno!

Pense no que realmente vale a pena e te mantém nessa profissão: formar cidadãos que possam mudar a triste realidade que encontramos hoje. O futuro é agora, e está com você, professor!

Carinhosamente,
Professora Célia Alves Cardoso

domingo, 17 de abril de 2011

Recarregando as energias!

APRENDENDO COM O MELHOR PROFESSOR DA HUMANIDADE:

Época de provas: Corrigir, vistar cadernos, fechar notas, revisar os conteúdos, se preocupar, não dormir... Sim, esta é a rotina das Professoras Fundamentais!

O que não podemos fazer é esquecermos da nossa saúde e da saúde de quem está à nossa volta. Ninguém precisa passar por isso junto com você, não é mesmo? E ninguém merece ter uma pessoa estressada, acelerada e maluca, que só fala em provas, alunos, problemas...

Estamos chegando perto do período da Páscoa, que muita gente associa aos ovos de chocolate. Não me entendam mal, sou chocólatra assumidíssima, mas tem uma mensagem muito mais importante nessa data.
Jesus foi o melhor Professor que a humanidade já teve, então vamos aprender algumas lições com O Mestre?

1- Não se preocupe com o que não aconteceu ou, talvez, nem irá acontecer: "A cada dia, suas próprias aflições, disse o nosso Mestre"...

2- Tenha sempre um momento para compartilhar com alguém que precisa: Jesus sempre interrompia o que estava fazendo para ouvir alguém, para tocá-lo, para olhá-lo com carinho. Imite o olhar do Mestre!

3- Perdoe: Sempre terá alguém que te magoará em seus percursos. O importante é que você também não é invencível e também precisará de perdão eventualmente. Perdoe e será perdoado. Além disso, a mágoa não te fará crescer como ser humano e muito menos como professor. "Eles não sabem o que fazem!, perdoou o Mestre".

4- Aceite o inevitável: Tem coisas contra as quais não podemos lutar. Aceite o que a vida te oferece, pois sempre há uma explicação. Agora você sofre, mas alguma lição você aprenderá sobre isso, que te ajudará a passar por outros obstáculos mais à frente. O bom atleta sabe que é preciso tonificar os músculos nas dificuldades. "Que não seja feita a minha vontade, mas a Tua! - assim disse o Mestre".

5- Busque o melhor: Se você pode se esforçar um pouco mais pelo seu semelhante, faça isso! Não porque irá receber mais salário ou porque ficará famoso no colégio em que trabalha. Ser bom atrai bondade à sua volta. Experimente! Gentil como o Mestre sempre!

6- Veja em cada criança o Sorriso de Deus: As crianças que estão com você este ano, estão lá por algum motivo. É para você aprender algo também, além de ensinar algo a elas. Que seus ensinamentos mais importantes sejam sempre pelo exemplo! Faça seguidores, para ser seguido, assim como o Mestre!

7- Seja flexível: Sim, você planejou a aula inteirinha, maravilhosa, com objetivos específicos... Mas, de repente, alguém levanta a mão e fala algo que desperta a curiosidade de todos. Peraí, isso não estava em meus planos! Tudo bem, professor, vamos alimentar essas mentes curiosas primeiro. Não mude de assunto, vamos fugir um pouco do seu plano e caminhar nessa outra estrada. Sempre estaremos andando em frente de qualquer modo, não é? Siga os planos do Mestre, não os seus!

8- Seja ético: Não fale mal do seu colega, não critique o trabalho dos anos anteriores. O problema agora é seu. Resolva a situação da melhor maneira possível, com as ferramentas que tem agora. Você não mudará o passado com sua conversa antiética. O futuro está em suas mãos e o que você fará dele? Seja correto como o Mestre!

9- Busque ajuda: Ser professor não é se fechar em seu mundinho da sala de aula e se sentir solitário. Troque ideias, peça ajuda... É muito mais fácil encontrar a solução para o problema quando não estamos mergulhados nele. Tenha a humildade do Mestre!

10- Lapide suas palavras: Sempre que suas palavras não forem melhor do que o silêncio, evite pronunciá-las. Acalme-se, busque as palavras certas para o momento, não reaja no calor. Que seu silêncio seja mais eloquente do que palavras que possam ferir alguém. Seja delicado ao falar e ao calar, tal como o nosso Mestre.

Boa Páscoa! Que esses dias possam lhe trazer a reflexão necessária para que mudanças positivas aconteçam em sua vida como professora fundamental! Boa sorte nessa missão!

Professora Célia Alves Cardoso

sábado, 16 de abril de 2011

Um bom professor

O que é ser um bom professor:


Muita gente se engana ao ver um professor que brilha... Aquele professor que fala bonito, que fala coisas que não entendemos, usa um vocabulário sofisticado, repleto de palavras difíceis... Será que esse brilhante professor é um bom professor?

Às vezes, vemos um professor que parece ser meio apagado, que fala a linguagem do aluno, que inventa músicas ou brincadeiras pra ensinar, que perde tantas noites de sono pensando onde pode melhorar que está até com olheiras... Coitado... Cadê a sua luz?

Mas o bom professor é aquele que deixa a luz do aluno brilhar mais. Deixa-se ser desnecessário, aceita passar para segundo plano para fazer o aluno descobrir as maravilhas do aprender e mostrar seu brilho.

Um bom professor não é uma pessoa orgulhosa ou arrogante. O bom professor se questiona, nunca se acha perfeito, sempre acha defeitos que pode melhorar.

Por onde andam os bons professores? Para achá-los, olhe direto para seus olhos. Ali, você encontrará um brilho e um vislumbre de bondade num sorriso cansado. Talvez ele esteja com olheiras, talvez seus olhos tenham lágrimas. O bom professor sofre. E é necessário que sofra, pois é assim que ele é lapidado pela vida.

O bom professor estará cansado, talvez tão cansado que não consiga mais ver o quanto a sua luz mostra que há esperança de um mundo melhor.

Vamos fazer nossa parte: Fale para esse bom professor o quanto ele é especial e o quanto ele faz diferença neste mundo. Pode ser que ele nunca tenha ouvido isso na vida, porque as pessoas se esquecem dos atos de bondade e preferem ver o pior de nós.

Valorize os professores que estão ao seu redor. Mostre-lhe que todo seu esforço está sendo visto. Talvez você pense que só a sua atitude não mudará toda uma sociedade, mas alguém tem que começar esse movimento.

Estou fazendo a minha parte... E você? Vamos lá?

Professora Célia Alves Cardoso