domingo, 17 de abril de 2011

Recarregando as energias!

APRENDENDO COM O MELHOR PROFESSOR DA HUMANIDADE:

Época de provas: Corrigir, vistar cadernos, fechar notas, revisar os conteúdos, se preocupar, não dormir... Sim, esta é a rotina das Professoras Fundamentais!

O que não podemos fazer é esquecermos da nossa saúde e da saúde de quem está à nossa volta. Ninguém precisa passar por isso junto com você, não é mesmo? E ninguém merece ter uma pessoa estressada, acelerada e maluca, que só fala em provas, alunos, problemas...

Estamos chegando perto do período da Páscoa, que muita gente associa aos ovos de chocolate. Não me entendam mal, sou chocólatra assumidíssima, mas tem uma mensagem muito mais importante nessa data.
Jesus foi o melhor Professor que a humanidade já teve, então vamos aprender algumas lições com O Mestre?

1- Não se preocupe com o que não aconteceu ou, talvez, nem irá acontecer: "A cada dia, suas próprias aflições, disse o nosso Mestre"...

2- Tenha sempre um momento para compartilhar com alguém que precisa: Jesus sempre interrompia o que estava fazendo para ouvir alguém, para tocá-lo, para olhá-lo com carinho. Imite o olhar do Mestre!

3- Perdoe: Sempre terá alguém que te magoará em seus percursos. O importante é que você também não é invencível e também precisará de perdão eventualmente. Perdoe e será perdoado. Além disso, a mágoa não te fará crescer como ser humano e muito menos como professor. "Eles não sabem o que fazem!, perdoou o Mestre".

4- Aceite o inevitável: Tem coisas contra as quais não podemos lutar. Aceite o que a vida te oferece, pois sempre há uma explicação. Agora você sofre, mas alguma lição você aprenderá sobre isso, que te ajudará a passar por outros obstáculos mais à frente. O bom atleta sabe que é preciso tonificar os músculos nas dificuldades. "Que não seja feita a minha vontade, mas a Tua! - assim disse o Mestre".

5- Busque o melhor: Se você pode se esforçar um pouco mais pelo seu semelhante, faça isso! Não porque irá receber mais salário ou porque ficará famoso no colégio em que trabalha. Ser bom atrai bondade à sua volta. Experimente! Gentil como o Mestre sempre!

6- Veja em cada criança o Sorriso de Deus: As crianças que estão com você este ano, estão lá por algum motivo. É para você aprender algo também, além de ensinar algo a elas. Que seus ensinamentos mais importantes sejam sempre pelo exemplo! Faça seguidores, para ser seguido, assim como o Mestre!

7- Seja flexível: Sim, você planejou a aula inteirinha, maravilhosa, com objetivos específicos... Mas, de repente, alguém levanta a mão e fala algo que desperta a curiosidade de todos. Peraí, isso não estava em meus planos! Tudo bem, professor, vamos alimentar essas mentes curiosas primeiro. Não mude de assunto, vamos fugir um pouco do seu plano e caminhar nessa outra estrada. Sempre estaremos andando em frente de qualquer modo, não é? Siga os planos do Mestre, não os seus!

8- Seja ético: Não fale mal do seu colega, não critique o trabalho dos anos anteriores. O problema agora é seu. Resolva a situação da melhor maneira possível, com as ferramentas que tem agora. Você não mudará o passado com sua conversa antiética. O futuro está em suas mãos e o que você fará dele? Seja correto como o Mestre!

9- Busque ajuda: Ser professor não é se fechar em seu mundinho da sala de aula e se sentir solitário. Troque ideias, peça ajuda... É muito mais fácil encontrar a solução para o problema quando não estamos mergulhados nele. Tenha a humildade do Mestre!

10- Lapide suas palavras: Sempre que suas palavras não forem melhor do que o silêncio, evite pronunciá-las. Acalme-se, busque as palavras certas para o momento, não reaja no calor. Que seu silêncio seja mais eloquente do que palavras que possam ferir alguém. Seja delicado ao falar e ao calar, tal como o nosso Mestre.

Boa Páscoa! Que esses dias possam lhe trazer a reflexão necessária para que mudanças positivas aconteçam em sua vida como professora fundamental! Boa sorte nessa missão!

Professora Célia Alves Cardoso

3 comentários:

Marilda Ramos disse...

Puxa que incrível meninas!!! Adorei o blog... Célia, os textos: Recarregando as energias e Um bom professor, em especial,acho que lhe fez mais uma vez uma pessoa "fundamental". É muito bom e necessário falarmos sobre estas atitudes e refletirmos sobre a nossa prática diária, seja profissional ou pessoal. Obrigada!!! Adorei mas uma vez compartilhar deu seus pensamentos. Bjokas Marilda Ramos

Giany disse...

Pensa num ser iluminado por Deus!... Tens o dom da escrita Cé! Adorei o texto! MARAVILHOSO!!
Beijos... Giany

Virgínia Vilela disse...

Vânia, que bom vc deu notícias pra mim!!!!!! Espero que sua filhota esteja bem, viu? Esse blog é legal, hem? Já virei seguidora tbem! Bjooooooooo